Carregando...
31/07/2023 11:02:00
Seleção Brasileira - Principal

Judô garante primeira medalha do Brasil na Universíade com bronze de Agatha Silva, no peso pesado

Campanha da brasileira teve vitória sobre japonesa na primeira luta e triunfo sobre cazaque, na disputa pelo bronze

Judô garante primeira medalha do Brasil na Universíade com bronze de Agatha Silva, no peso pesado
Agatha Silva (+78kg) é bronze na Universíade Chengdu. Foto: Saulo Cruz/CBDU

O judô garantiu a primeira medalha da delegação brasileira nos Jogos Mundiais Universitários que acontecem em Chengdu, na China. Na madrugada deste domingo, Agatha Silva venceu a cazaque Akerke Ramazanova, por ippon, na disputa de bronze do peso pesado feminino (+78kg) e garantiu o pódio para o Brasil.  

"Está sendo um sonho. É uma estrutura surreal e uma competição de altíssimo nível. Estou muito feliz e ao mesmo tempo não caiu a ficha ainda. Essa medalha tem um valor imensurável. É minha primeira medalha em uma competição internacional e a primeira competição fora do Brasil que faço em 10 anos. Também foi a primeira medalha da delegação do Brasil, então tem um peso gigantesco. Foram muitos anos de dedicação e esforço e viver esse momento extraordinário de Deus é inexplicável", comemorou Agatha após o pódio. 

A campanha da brasileira começou com uma vitória maiúscula sobre a japonesa Mao Arai, atual campeã mundial júnior, nas punições. Em seguida, Agatha perdeu para a chinesa Chundi Jia, que foi campeã ao final do dia.  

Essa foi a única derrota da brasileira na competição. Na repescagem, Agatha se recuperou e venceu Ling-Fang Chang, de Taipei, e seguiu à disputa pelo bronze, onde bateu a cazaque Akerke Ramazanova, que foi bronze no Grand Slam do Cazaquistão, neste ano.  

"Fiz lutas duríssimas. Creio que acabei pegando a chave mais forte, pois não tenho pontuação no ranking mundial. Mas, consegui desenvolver bem dentro da competição e mantive o foco e a calma durante todos os combates. Claro que tem muito o que melhorar ainda, mas creio que foi uma competição completa", avaliou.

O Brasil teve outros 13 judocas nas disputas individuais da Universíade. Além de Agatha, Millena Silva (78kg) e Giovanni Ferreira (90kg) foram os que andaram melhor nas chaves e terminaram em 7º lugar, parando na repescagem.  

Resultados completos: https://results.2021chengdu.com/?lang=en#/report?discipline=JUD&event= 

Outras notícias + Lista completa
Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO
Apoio governamental